O Nintendo 64 (1996) foi o último console doméstico, até 2017 com o lançamento do Switch, a fazer uso de cartuchos de memória ROM, enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM nos seus consoles. As principais vantagens eram a velocidade de acesso, já que as taxas de transferências na leitura de um chip de ROM são muito maiores do que as de um CD-ROM, durabilidade e segurança, pois é relativamente difícil copiar um cartucho sem o equipamento correto.
Não obstante, entre as vantagens técnicas do cartucho sobre outras mídias destaca-se a capacidade de carregar dentro de si co-processadores, chips de função específicas ou ainda micro-códigos e linguagens de programação personalizados. Isso garantia, além de uma maior liberdade de criação para as produtoras de jogos, uma espécie de expansão de hardware "via jogo", característica tal completamente ausente em outros tipos de mídia.
Entretanto, o custo de produção dos cartuchos era maior do que o dos CD-ROMs e a capacidade de armazenamento era menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos. O jogo Resident Evil 2 foi uma das poucas exceções, pois utilizava uma tecnologia especial de compressão de dados que permitiu que diálogos e vídeos fossem incluídos, embora em menor qualidade em relação às versões para outros consoles que utilizavam CD-ROM.
A decisão de continuar a utilizar cartuchos espantou antigos parceiros, como a Squaresoft (responsável pelos jogos da série Final Fantasy), que garantiu direitos de exclusividade à Sony, a Nintendo teve grande apoio da parceira Rare (que agora pertence à Microsoft), com muitos jogos celebrados.
Aviso 1: Vou disponibilizar, em carater de teste, todas os jogos disponíveis para a a plataforma sendo que o usuário pode testar o jogo e logo após deve excluir o mesmo por questões de direitos autorais. Experimente, gostou? Assim que possível adquira legalmente o jogo.
São mais de 400 jogos oficialmente lançados.
Aviso 2: Estou abolindo o EncurtaNet do Blog, por questões de dor de cabeça mesmo, a ideia da monetização é muito boa, admito, mas os números do site não batem com os que o Encurta mostra e o dinheiro que daria uma ótima renda extra não está acontecendo. Então nada de Links protegidos vou deixar os QR Codes para doação, lembrando que mesmo R$1,00 que seja transferido ajuda muito, o que mais quero é ter uma renda fixa aqui no Blog e poder me focar unicamente para ele.
Façam muito bom uso e tirem suas duvidas sobre os jogos mais divertidos e loucos para o Velho 64, como os EMUs são atualizados com certa frequência, apenas as jogos estão disponíveis.
Para informações completas sobre a plataforma acesse esse link:
Tem muita informação, tem algumas que preciso atualizar por causa do tempo da postagem (e assim que possível farei) o tempo está bastante corrido mais sempre que dá eu vou postar no Blog, ainda tem muito conteúdo planejado mas que ainda não tive tempo para me focar na execução!
Ótimas Diversão!!!
DarkCet
Nenhum comentário:
Postar um comentário